General Adriano Pereira: esclarece o que é ser soldado do exército e soldado da PM

Padrão

O general ADRIANO PEREIRA JR, hoje em entrevista no Programa Canal Livre da Band, 30 de julho de 2012, demonstrou entender mais da Polícia Militar do que os próprios PMs. Ele explicou a diferença entre um soldado da PM que é de carreira e de um soldado do Exército.

Não existe carreira de soldado do Exército, este é treinado para a guerra que é um serviço excepcional. E o soldado da PM tem uma vida inteira para desempenhar essa função, assim ele não pode ser pautado pelo REGULAMENTO DO EXÉRCITO, que é feito para períodos de exceção, ou seja, GUERRA!

O próprio General em sua entrevista deixou claro que os códigos aplicados no EXÉRCITO não devem ser aplicados para os SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR, as funções são de natureza diferenciadas.

Usar o regulamento do Exército para a Polícia Militar é infringir direitos trabalhistas duramente conquistados ao longo de décadas, precisamos rever isso com o máxima urgência. Coronéis da PM, o próprio General do Exército deu a deixa…

Anúncios

»

  1. ESTE SERÁ O CAMINHO DA SABEDORIA PARA OS DOIS LADOS;;;POLICIA MILITAR E POVO…TODOS SAIRÃO GANHANDO E A PURA DEMOCRACIA SURGIRÁ..

    OU MUDEM COM URGÊNCIA TIRANDO O MILITARISMO DAS POLICIAS;;;JÁ NAS ESCOLAS DE FORMAÇÃO;;;RASGANDO POR COMPLETO OS REGULAMENTOS(TODOS).

    MILITARISMO É PARA EXÉRCITO, POIS SEU MAIOR PAPEL É DESTRUIR O INIMIGO E VENCER GUERRAS E NÃO SEU POVO. OUTA COISA BOA É OBTER EXPERIENCIAS COM OS CHAMADOS A N T I G Ã O, POIS SIM TENHO MAIS DE TRINTA ANOS NA PROFISSÃO ESTRESSANTE E MATA E FAZ MATAR.

    Acesse o Artigo Original: http://www.uniblogbr.com/2012/07/policia-militar-deveria-ser-extinta.html#ixzz229SxPZPv

    Curtir

    • Olá PM vc tem toda a razão. Fiquei impressionada com a clareza do General, pois a mesma falta para os coronéis que comandam as PMs no Brasil. Vc que possui 30 anos de serviço conhece essa matéria muito melhor do que eu.

      Curtir

  2. Achei interessante este blog, vários doutores, acadêmicos, pessoas que realmente, teoricamente sabem o que é segurança, sabem entrar numa favela e ver de perto o que é pobreza. Uma pena que pessoas assim se expressam de uma forma que tudo que dizem é verdade. É fácil tomar uma posição em que você não precisa se sacrificar. Não entendo quando dizem que o problema de segurança pública é questão de polícia. Errado, segurança pública é questão de social, questão educacional, de emprego, corrupção, justiça morosa, política , etc,etc,etc. Somos um meio e não um fim. Miltarismo não tem nada haver com autoritarismo, nada haver com injustiça. Tem haver com respeito, disciplina, hierarquia, dignidade, comprometimento, ética e dever. Quem não segue a regra deve ter em mente que seu lugar não é no meio militar. Outro erro grave é colocar a expresão ditadura no período de 1964/1985. Professores por favor ditadura é quando não existe nenhum tipo de eleição, onde um só governa por muitos anos, será que existe países assim ainda? Acredito que vivemos um período duro, censurado e sem liberdade de expressão, mas não tão corrupto como hoje. Respeito todas as opinões aqui expressas. Não sou o dono da verdade e espero que os acadêmicos também não o sejam. Paulo Brandi.

    Curtir

    • Caro Paulo Brandi, ninguém aqui é dono da verdade, até porque como professora sempre defendi a existência de VERDADES. Sempre procurei preparar os meus alunos para as várias abordagens possíveis para um único fenômeno social. Concordo com vc quanto a questão dos diversos problemas que temos no Brasil e localizo bem onde se enquadra a segurança pública, até porque sou especializada na área de políticas públicas. O problema é que no Brasil as pps são improvisadas e são políticas de governo e não de Estado. Concordo também em relação ao que “deveria” ser o militarismo, mas infelizmente não é assim que ele é. E digo com conhecimento de causa tanto acadêmico como quanto “pesquisadora de campo”, pois vivi o militarismo. Então, Paulo há questões muito confusas aqui.

      Quanto a erro grave toda a literatura acadêmica trata o nosso período de governos militar como ditatorial sim, pois o que eles fizeram foi criar um simulacro de democracia com um bipartidarismo controlado pelos próprios militares, o congresso não funcionava. Não sou eu que estou dizendo, são os maiores especialistas da área de ciência política e história. O que eles ensinam na academia para vcs não corresponde a “verdade” corresponde a uma interpretação que os militares dão para aquele período, aliás facilmente refutável. Então, que cada um fique com a sua verdade.

      Militarismo também não tem nada a ver com não-corrupção, as questões políticas no Brasil tomaram o pior rumo, mas isso porque temos um estado muito forte e uma sociedade civil muito fraca. A existência da PM, em minha opinião, é um atraso nesse sentido, temos que ultrapassar esse período ditatorial e criar uma polícia melhor, mais atuante e menos preocupada com os códigos militares do exército. Uma polícia mais igualitária em que um soldado seja tão valorizado quanto um coronel. É disso que falamos! Nem todos podem ser coronéis, mas entender que todas as graduações e postos são essenciais para o funcionamento do sistema. É preciso que os comandantes entendam que sem soldados não há comandante! O que queremos é respeito de baixo para cima e de cima para baixo, assim como está previsto nos códigos militares, que na letra estão bonitos, mas não são efetivos, é o que chamamos de LETRA MORTA!

      Viva a diversidade, aqui todos podem expressar as suas verdades. Se assim não fosse, o que seria do amarelo?

      Curtir

    • Mais que idiota! Então você quer dizer que os funcionários público como auditores fiscais, policiais federais e policiais civis são indisciplinados e contraventores da lei? Você é mais um daqueles que não estar nem ai para a dor e o sofrimento dos brasileiros, estar tão somente focado na sua ascensão profissional com as altas e gordas gratificações do governo e com os holofotes … você deve ser um daqueles que fica no ar condicionado sendo autoritário ao extremo!!!

      Curtir

  3. Vejam este vídeo de um Ten. Cel da PM do RN momento da sua prisão. Reparem como ele trata os subalternos… Eu digo: Isto aí é pouco!! Tou estudando pra fugir da PM!! Enganei-me! Imaginava encontrar gente de outro nível.

    Existe um abaixo assinado on line pela desmilitarização da PM.

    Curtir

    • Uma pena que a população veja alguns nomes que mancham como a tropa inteira.
      Na PMPR (meio em qual estou) existem sim policiais corruptos, já vi casos de abuso de poder, mas, assim como há maus policiais, há bons, ótimos e exemplares policiais. Desde praças que realmente se sacrificam e se expõem no dia-a-dia, como oficiais, que comandam com pulso firme e ética.
      Militarismo é uma medida adotada como forma de planejamento e organização da tropa, em nada interfere na eficácia da polícia para com a sociedade. E quanto à desmilitarização, Direitos Humanos é até uma ironia, chegando a ser ofensiva… Aos que tem a função primordial de conter a violência falam isso, mas aos que fazem a pataquada toda, defendem, vai lá entender…
      Faço das palavras do Paulo Brandi as minhas.

      Curtir

  4. General vou dizer realmente qual a diferença entre um soldado do exercito e um PM, é que um PM humilha um soldado do exercito e ele fica caladinho por não ter apoio dos seus superiores, enquanto o PM mete a mão na cara do soldado do exercito ele fica desmoralizado e ponto final, onde o direito do militar do EXERCITO BRASILEIRO.

    Curtir

  5. é Sr. General se o Sr. ler esse comentario que eu acho muito dificio, se ler melhor, General tive a infelicidade de ver um soldado do nosso exercito brasileiro ser humilhado por dois PMs que estavam em uma viatura, eles chamaram o militar de cachorro de lixo disse que os militares do exercito não tinham moral que quem mandavam nas ruas eram eles que estavam de serviço, quando os PMs foram embora mim aproximei do soldado do EB e perguntei por que ele não vai pro comando do exercito e se queija, ele mim só se for pra ficar preso pro que nós não temos apoio dos nossos oficiais, tive vontade de rir, chega 7 de setembro o desfile uma maravilha, vejo o blog militar outra maravilha, mais vendo agora Sr.General o Sr, diferenciando um soldado militar de um PM, posso crer que vocês devem tratar seu praças como lixo, isso mim deixa muito triste pois tinha uma outra visão do nosso exercito brasileiro, agradeço a Deus por não ter servido as forças armadas, todos os oficias deveriam deixar de pensar em se mesmo e olhar os praças, cabos, sargentos e também os sub oficiais e oficiais intermediarios que sofrem abusos por partes dos PMs que estão nas ruas fazendo o que querem, gostaria de ver um coronel um General sendo parado por um PM e ser humilhado como já vi vários praças, cabos, sargentos etc. queria ver como iriam se sair diante dos PM o coronel e o General, aqui fica minha indignação.

    Curtir

  6. Sugiro a todos vocês que leem a história de criação da policia militar. Esta foi criada por interesse da coroa Portuguesa ao chegar no Brasil, ou seja a Pm nasce de interesse própio e da minoria e hoje isto não é diferente coronéis, governadores e etc.. não querem e nem vão deixar que a PM seja desmilitarizada porque é muito mais fácil dominar e\ou controlar um sistema militar do que um sistema civil.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s