Educação Superior na PMPR: o caso UNESPAR

Padrão

Unespar

É de suma importância que a PMPR rume em direção a integração à UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná, isto porque, esta é a única forma de que os alunos da atual APMG venham a ter curso superior efetivamente e não somente a equivalência.

Consta do PDI, 2012-2016, que a UNESPAR será composta pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, pela Faculdade de Artes do Paraná- FAP, pela Academia Policial Militar do Guatupê – APMG, pela  Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – FECILCAM, pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana – FECEA, pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí – FAFIPA e pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá – FAFIPAR.

Para fazer parte da UNESPAR  a APMG precisa necessariamente se submeter as regras civis que gerem o curso superior passando a receber a certificação do CEE – Conselho Estadual de Educação, passando  a compor o Sistema Público de Ensino Superior do Paraná, ressalvando as especificidades da formação militar, continuariam a seguir as orientações que partem da SENASP. Desse ponto de vista o ingresso do Guatupê seria um avanço na formação dos oficiais e praças da PMPR.

Se tudo isso é tão produtivo e seria o melhor, por que este processo está parado? Por que os oficiais responsáveis não tem feito nada para que essa perspectiva se torne realidade?

Anúncios

»

  1. Pingback: Educação Superior na PMPR: o caso UNESPAR | APRA

    • Existem muitos policiais que ingressam em Mestrados e Doutorados nas IEES Paranaense e no entanto, não conseguem uma valorização na Corporação. Esta é sem dúvida uma maneira de valorizar este policias que acabam abandonando a carreira militar para ingressarem como docentes nas Universidades Civis.
      Assim, este ato serve para regula corretamente a APMG como IES e ainda valorizar os militares conforme suas formações acadêmicas (Stricto Sensu), independente de sua graduação ou posto na corporação.
      Deixando de lado o militarismo arbitrário e ignorante e valorizando o policial militar capaz e que busca um crescimento profissional técnico-científico e acadêmico.

      Curtir

  2. Pois bem, muito importante essa mudança, entenda-se, rompimento de um paradigma atual do qual as praças (Sd, Cb, Sgt) fazem parte como figuras que são taxadas de ignorantes.
    Mas fica a pergunta:
    Os alunos do CFO terão seu curso reconhecidos como Curso Superior, certo? SIM, legal.
    E como fica a situação das praças(Sd, Cb, Sgt) que já possuem nível superior na instituição?
    E os novos policiais (praças) que ingressarão na PM?
    Neste interím o que está sendo debatido em favor da classe trabalhadora conhecida como Policiais Militares(entenda-se Of/Praças), e não só em favor do oficialato?
    Não estou criticando nada/ninguém, só levantando questionamentos que são de suma importância no inicio, porque com já acontecido em episódios anteriores(Subsídio), tudo que corre em segredo no âmbito do oficialato da PM, resulta em maleficío às praças.
    Mas a idéia original é boa, mas vai depender dos desdobramentos posteriores.

    Curtir

    • Olá defendo o bacharelado em segurança pública para os oficiais e TECNÓLOGO EM SEGURANÇA PÚBLICA para os PRAÇAS. Os que já possuem curso superior deveriam receber a gratificação como era antes do subsídio. O processo de ingresso para os praças continua o mesmo,no entanto, a sua formaçaõ como soldados passaria a ser reconhecida como curso superior.

      Não estou defendendo somente os oficiais, estou defendendo que ambos tenham curso superior: PRAÇAS E OFICIAIS COM CURSO SUPERIOR. Num futuro poderíamos pensar numa carreira única, pois a forma de ingresso de PRAÇAS e OFICIAIS é a MESMA: ENSINO MÉDIO, não é? Já identificamos que há erros nesse processo e isso pode, deve e precisa ser corrigido.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s