Vereadores buscam empowerment

Padrão

Tive a feliz oportunidade de abrir, na condição de  membro da Escola de Gestão, Política e Jurídica do UNINTER, o Encontro Nacional dos Vereadores, que está acontecendo em Curitiba, no campus Garcez do UNINTER, com a representação de quase 20 Estados brasileiros, e graças ao empenho pessoal do Vereador Jorge Bernardi.

Vanessa Fontana, Cientista Política

Vanessa Fontana, Cientista Política

Um dos objetivos desse Encontro é reforçar a dinâmica participativa em relação a necessidade de uma Reforma Urbana no Brasil, bem como, discutir o papel do Vereador no desempenho da sua função legislativa. Foi sugerido por um dos presentes, que seja introduzida a questão do  empowerment, traduzido como empoderamento, categoria analítica presente na Ciência Política.

Os Vereadores, aproveitaram o Encontro para buscarem um caminho para se tornarem os atores principais do Legislativo Municipal e diminuir a sua dependência dos Legislativos Estaduais e do Legislativo Federal, bem como, dos Prefeitos. Isto porque, o Vereador aparece numa situação de subordinação nessa relação, questão que não existe na teoria, mas na prática ocorre. É preciso criar uma consciência intra-categoria de que cada uma das esferas tem sua alçada de representação política e social nos três níveis de Governo.

Encontro Nacional de Vereadores

Encontro Nacional de Vereadores

Como exemplo, o próprio Vereador pode criar uma Comissão e solicitar audiências com os Ministros das mais variadas áreas com o intuito de levar recursos para os seus Municípios por meio de projetos que atendam os interesses da população. Assim, eles serão os atores do processo e não dependentes da interlocução de um Deputado Estadual ou Federal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s