Prof. Pedro Bodê no Seminário Repensando a Segurança Pública

Padrão

A fala do Prof. Dr. Pedro Bodê, no Seminário Repensando a Segurança Pública,  foi de crítica em relação ao atual modelo de segurança pública no Brasil, especialmente, no tocante a Polícia Militar, um modelo atrasado de  organização policial que prevê privilégios para os oficiais,  inventado em 1964, e como tal não deve ter continuidade num processo democrático.

Fernando Vicentine - Prof. Pedro Bodê

Fernando Vicentine – Prof. Pedro Bodê

O professor Bodê expressou sua satisfação com o Seminário, a medida que, temos diversas forças policiais reunidas num Fórum propondo uma mudança que sai da base das organizações. Reforçou a tese da Polícia Única com ciclo completo e a PEC 51.

Cabe ressaltar que o Cel Dabul, Diretor da Divisão de Ensino da PMPR esteve no Seminário, Cel Daniel, o Cel Xavier, ex-comandante da PMPR, bem como, o Cel César, ex-subcomandante da PMPR, dentre outros. E é, público e notório, que os coronéis não apreciam a fala do Prof. Bodê, obviamente porque sua fala é crítica em relação ao atual modelo vigente na Polícia Militar.

Auditório FIEP

Auditório FIEP

 

O auditório estava movimentado, ao contrário do que afirmou e retratou em foto o Cel César em matéria publicada no site da AMAI  ( http://amai.org.br/site/noticias/detalhes/540/). Primeiramente, que o seu “texto” sim é revanchista e um tanto magoado, por não fazerem parte deste Fórum, como reclamou em seu primeiro parágrafo.  A sua fúria dirigida ao Pedro Bodê é uma mitigação das suas próprias falhas, pois é público e corrente no interior dos quartéis da PMPR que foi um péssimo subcomandante, pois adotou o RDE na Polícia, como se Forças Armadas fosse, causando o terror entre as Praças,  sua falta de carisma e atitudes pautadas por vaidade pessoal o fizeram sair da PMPR, alguns sabem como se deu a sua oportuna derrocada, e eu sou uma dessas pessoas.

Então, se auto-proclamar como representante de uma cultura da paz? Por favor, Cel! Quanto as suas ácidas palavras direcionadas ao Prof. Bodê que é acadêmico e estudioso, o Sr. as faz com total desequilíbrio atacando a PESSOA e não a sua fala. Bem se percebe que a sua seara não é acadêmica, mas sim a do chicote que procura desferir contra aos mais fracos, coisa que o Prof. Bodê não é. Seu discurso é honesto e pautado sim em dados científicos, agora o seu é saudosista e revanchista de um tempo que não voltará jamais.

O que mais me chama atenção é que aquele em que o Sr. atacou em honra foi a pessoa com a qual o sr. mais conversou a manhã inteira, sua postura é lamentável, anti-democrática e anti-acadêmica. Basta olhar a foto, é curioso tanta falta de sintonia num discurso só, ainda bem que  as imagens não mentem.

Seminário Repensando a Segurança Pública

Marcelo Godoy, Procurador – Prof. Pedro Bodê – Cel César, AMAI – Luiz Vechi, Guarda Municipal – Profa. Vanessa Fontana

Enquanto isso, o Fórum segue se completando e formando um sólido conhecimento das questões políticas e executivas que os atingem hoje. Aos amargurados, que busquem consolo numa pantufa, uma xícara de café e bons livros sobre cordialidade e introdução a política.

Anúncios

»

  1. Nossa! Pegou pesado hein orientadora? Observar por observar seria mais educado, ainda que menos inteligente. Se manifestou de maneira intempestiva. Deveria ter pedido a palvra para contrapor o Professor. Eu com meu pouco conhecimento academico e científico o faria, lá no local, com a devida vênia e respeito, para expor meu pensamento de base da Instittuição policial militar que em muitos pontos não converge com a fala do professor. Porque um Coronel não faz isso? Seria que porque lidar com pessoas do gabarito do Professor Bodê o desencoraja? Ou porque não são miliatres e aí poderia ouvir o revide? Afinal nós da base somos amordaçados! Além de tempestividade, faltou coragem, que não deveria faltar num momentos destes, afinal estávamos num ambiente plenamente democrático.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s