Autor

Paixões: Ciência Política, Política, Direito e Artesanato.

Anti-Paixão: Dor e injustiça.

Sou cientista política, professora universitária e consultora especializada em políticas públicas.

Vanessa A de Souza Fontana: doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde em 2007 defendeu tese intitulada: “A “Ambiguidade Institucional’ no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (1990-2002): Avanços e Recuos”, sob orientação da Profa. Dra. Céli Regina Jardim Pinto. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde em 2002 defendeu dissertação intitulada: Neocorporativismo e Contexto Político no Paraná e no Rio Grande do Sul: um estudo comparativo dos Conselhos Estaduais do Trabalho (1994-2001), sob orientação do Prof. Dr. Renato Monseff Perissinotto. Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde em 2000 defendeu monografia Corporativismo e Representação de Interesses na Política de Empregos do Paraná: um estudo do Conselho Estadual do Trabalho (1994-1999) sob orientação do Prof. Dr. Renato Monseff Perissinotto.

É professora do Centro Universitário Uninter trabalhando atualmente na Elaboração do Curso de Ciência Política na modalidade a distância.

É também professora da Universidade Positivo, trabalhando na análise dos PPCs da Instituição.

É consultora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e da Associação dos Praças do Estado do Paraná – APRA.

Cursa o 3o período do Curso de Direito na Faculdade Santa Cruz em função da militância junto a área de Segurança Pública e pelos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Pesquisadora com trabalhos publicados nas áreas de Democracia, Cidadania e Política Públicas.

Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/1726758402012586

Hoje atuo na gestão Universitária. No Uninter estou implantando o curso de ciência política a distância e na Universidade Positivo estou trabalhando na assessoria da gestão universitária.

Quanto ao artesanato sempre fui apaixonada, mas ele ressurgiu forte em minha vida como prazer e como terapia para suportar uma dor crônica que possuo no quadril, é o lúdico que ajuda a controlar a dor. O Blog servirá também para discutir as minhas experiências com médicos, profissionais de saúde, hospitais, advogados e o INSS que me apresentaram o lado mais cruel do Estado, ou seja, o seu lado interno, diria que me enquadro como cidadã de segunda classe, pois saibam que em um momento ou outro das nossas vidas seremos engolidos pelo SISTEMA. Bom, e aí vem a velha e má “política”, ou o seu lado mais feio. Acho que vale a pena discuti-la. A dor também é política! Mais um motivo para ter voltado aos bancos escolares como aluna de Direito.

O BLOG está dividido entre as discussões de ciência política, política, direito e artesanato. Quanto ao quadro artesanato aqui apresentarei os meus trabalhos de forma geral e outros trabalhos que aprecio.

Nos tópicos de política e ciência política apresentarei comentários sobre conjuntura. Também terei o momento “holofote”, ou seja, fotos com políticos e personalidades que fazem política. Dentro deste tópico criei uma série: BRASIL, TERRA DE NINGUÉM! Aqui apresentarei e analisarei os absurdos da vida brasileira.

Contato: vanessadesouzafontana@hotmail.com

Twitter: @Vanessa_Fontana

Facebook: https://www.facebook.com/vanessa.fontana.965

 

»

  1. A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam. (Auguste Rodin, escultor francês)

    Curtir

  2. MINHA NOBRE, SEU BLOG É 100. PARA ULTRAPASSAR SERIA REVER O DIREITO AO ANONIMATO, POIS MUITOS QUEREM COMENTAR, MAS, O BLOG NÃO POSSIBILITA A ESTA OPÇÃO.
    MUITO GRATO SE ATENDER A SOLICITAÇÃO DOS VISITANTE.

    lembrando que as postagens, mesmo no anonimato, trazem experiencias para outros;

    Curtir

    • Olá PM, estou tentando melhorar e aceito sua sugestão e agradeço o seu comentário. Mas tenho as minhas limitações com a ferramenta. Já contratei um desses meninos craques no assunto para me auxiliar. Concordo com vc quanto ao anonimato, pois saiba que o controle sobre a fala e a palavra aqui no Estado do Paraná chegou a um ponto absurdo e acho que o anonimato deve ser usado sim. Em breve, publicarei uma matéria nesse sentido.

      Curtir

  3. sou PM no maranhão, descubrir seu blog por acaso e sempre visito ,achei ótimo orientador para mim, nós precisamos de gente como vc aqui no maranhao, Dra terra dominada pelas oligarquias.

    Curtir

    • Obrigada Amigo, é importante divulgarmos as questões pertinentes a caserna de uma forma contundente. Como sou civil e professora universitária me sinto com a responsabilidade de falar o que os PMs não podem, em função das perseguições sofridas aqui no Paraná. Fico feliz e continue acompanhando, pois estamos organizando um boom sobre o cerceamento de liberdade por essas terras daqui, infelizmente oligarquias existem em todo o Brasil. Saudações paranaenses.

      Curtir

    • Oi Vanderlei, muito legal! Demorei para responder a sua mensagem, pois ela entrou como spam. Mas acho que o seu blog é bem mais antigo que o meu. Na verdade o retomei o ano passado, mas agora tem sido bem difícil manter atualizado. Mas vamos tentando! Acho que é um veículo muito interessante de diálogo e de expressar opiniões. Bem como, a articulação entre artesanato, política e ciência política. Continue visitando. Abços. vanessa

      Curtir

  4. Boa tarde a todos, Dra Vanessa acredito que chegou a hora de nos mobilizarmos para levantarmos questões sobre o rumo do nosso país, não podemos deixar a administração nas mãos dos políticos, que roubam a cada dia os nossos sonhos, as nossas esperanças, a corrupção está destruindo a nossa nação, vamos mobilizar as entidades educacionais e levantar um clamor, os debates políticos não podem ser apenas direcionados pelas mídias sensacionalistas, vamos organizar debates nas Universidade e que os candidatos venham até elas e lá, respondam as grandes questões que envolvem a nossa sociedade, civismo e cidadania com responsabilidade. E que Deus abençoes o Brasil

    Curtir

    • Isso Alex, é muito importante colocar o pingo nos “is”, mas infelizmente a nossa academia está contaminada pela falta de isenção, pois quando pessoas oriundas do mundo acadêmico chamam de golpe o impecheament realmente é difícil debater.

      Curtir

  5. Olá! Achei muito coerente e me clareou as idéias seu texto sobre o Impeachment…e achei muito interessante uma pessoa gostar de coisas tão diferentes como política e artesanato…rs.. na verdade meu interesse comum é o artesanato que gosto muito e também tenho um blog das coisas que gosto de fazer…e por causa disso é que sem querer acabei entrando no seu blog… Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s